Desafio
Uma das maiores redes de diagnóstico médico da América Latina enfrentava desafios significativos devido a uma estrutura composta por várias empresas adquiridas. Cada uma operava de forma independente, com seus próprios sistemas, resultando em uma falta de padrão de atendimento e integração.
A ausência de centralização das operações, padrões claros e uma operação ainda em estágio inicial de maturidade digital criavam obstáculos significativos para o avanço rumo a um ambiente totalmente automatizado. Além disso, problemas como a falta de documentação adequada dos sistemas e procedimentos; a ausência de processos bem definidos e mapeados, e a deficiência na integração e monitoramento dos sistemas essenciais comprometiam o progresso da companhia.
Solução
Para atender às necessidades do cliente de forma eficaz, desenvolvemos uma solução integrada composta por um conjunto de sistemas e metodologias avançadas de monitoramento, capaz de abranger todas as demandas da organização de maneira completa e eficiente. O Command Center da NAVA foi estruturado utilizando diversas plataformas especializadas. Dynatrace, Grafana e Zabbix foram integrados para fornecer monitoramento em tempo real das aplicações, visualização avançada de métricas e um monitoramento robusto da infraestrutura de TI.
Além disso, implementamos a plataforma Alma Integrated View, que centraliza os eventos do Zabbix, Grafana e Dynatrace e os integra com o ServiceNow ITSM. Essa estratégia criou uma operação referencial e centralizadora, consolidando as operações das demais empresas adquiridas.
O projeto também focou no aprimoramento das soluções por meio do uso de Data Lake, análise de recorrências, predição e automação, além do desenvolvimento de processos e bases de conhecimento.
Resultados
A abordagem de monitoramento holístico ofereceu uma visão 360 do ambiente tecnológico da empresa, centralizando as operações em um sistema proativo e totalmente integrado. A solução proporcionou maior controle, visibilidade e agilidade para lidar com quaisquer desafios tecnológicos, resultando em uma gestão mais eficiente e segura de toda a infraestrutura.
O projeto elevou os níveis de controle, eficiência, segurança e agilidade, permitindo a antecipação de incidentes antes de se tornarem críticos e gerarem crises. Com esse monitoramento integrado e as automações desenvolvidas, foi possível identificar rapidamente a origem dos problemas, permitindo uma resposta ágil e eficaz. Isso minimizou os impactos em operações críticas e aumentou a disponibilidade dos serviços.