Desafio – Data Lake
Com operação em larga escala e uma crescente demanda por controle e agilidade nos processos internos, uma das maiores especialistas em soluções de pagamento digital no Brasil tinha o desafio de otimizar a gestão eletrônica de documentos (gestão documental).
A empresa enfrentava gargalos, por isso precisava ampliar a automação empresarial, reduzir custos com processos manuais e repetitivos e avançar em sua jornada de transformação digital — especialmente por meio da adoção de um Data Lake mais integrado aos sistemas.
Além disso, problemas como a falta de documentação dos sistemas comprometiam sua eficiência operacional e impediam ganhos estruturados de redução de custos, tornando essencial o uso de tecnologias como Blue Prism e modelos de integração de dados.
Solução
Para atender às necessidades do cliente, transformamos esse cenário. O projeto foi estruturado com foco em automação, integração e consolidação de dados, com desenvolvimento e automações utilizando tecnologia Blue Prism, visando eliminar tarefas manuais e padronizar a execução. O uso de um Data Lake como base arquitetural trouxe mais escalabilidade, rastreabilidade e otimização das análises.
Além disso, realizamos um mapeamento e documentação detalhada dos processos envolvidos na gestão documental, com foco em otimização e consistência operacional. Contemplamos ainda as seguintes etapas:
- Migração de dados para um Data Lake, garantindo centralização e facilidade de análise;
- Automatização da geração de relatórios, otimizando o tempo de resposta para áreas de negócio, reforçando a automação empresarial e a eficiência operacional;
- Acompanhamento contínuo das automações, assegurando estabilidade e aderência aos objetivos estratégicos;
- Expansão da transformação digital, conectando automações, processos internos aprimorados e maior integração entre plataformas.
Resultados
Com a automatização e o mapeamento de todos os processos Nava, a empresa passou por uma verdadeira transformação digital na sua gestão documental, trazendo resultados significativos em sua operação:
- Automatização completa da abertura de requisições no ADP, liberando equipes para atividades de maior valor e fortalecendo a automação empresarial;
- Redução de custos operacionais, com diminuição expressiva de retrabalho e processos manuais — ampliando os benefícios do Data Lake e otimizando custos operacionais;
- Aumento da eficiência operacional, com maior velocidade e confiabilidade na execução dos fluxos, alavancada por camadas adicionais de integração, otimização e uso estratégico de Blue Prism;
- Redução de erros humanos, promovendo mais segurança e compliance nos processos internos, reforçando a maturidade da automação e o valor contínuo do Data Lake dentro da empresa.